Quando o assunto é maquiagem, a primeira marca que as brasileiras lembram é Avon
Um rap com Karol Conka e MC Carol para vender máscara de cílios. Elke Maravilha e o cantor Liniker para propagandear um novo BB Cream. Com aposta na diversidade como protagonista dos comerciais na internet, Avon foi a marca de maquiagem mais citada no Top of Mind 2016, com 22% de citações.
A estratégia da Avon de usar a diversidade surgiu em 2015, com a campanha com a cantora transexual Candy Mel, da Banda Uó, para falar sobre a prevenção do câncer de mama. A ação #sintanapele (janeiro de 2016) foi 100% digital e teve mais de 87 milhões de vizualizações em um mês e 98% de comentários positivos, segundo a empresa.
A marca vende um em cada dois batons comprados no Brasil —as vendas podem ser online ou feitas pelas revendedoras, e os produtos têm preços mais acessíveis.
O empoderamento feminino também é outro conceito abraçado pela Avon. A campanha "Beleza que faz sentido" trouxe palestras de mulheres sobre a lei Maria da Penha e quebra de padrões de beleza.
"Empoderar mulheres através da beleza, propiciar independência financeira e autoestima fazem parte do DNA da Avon e somos reconhecidos mundialmente por isso", diz a vice-presidente de marketing da marca no Brasil, Marise Barroso.
As campanhas mais ousadas foram divulgadas só na internet.
A professora de branding da ESPM Miriam Salomão explica que empresas mais tradicionais devem, mesmo sujeitas a críticas, investir em campanhas mais modernas. "O risco existe sempre, tanto o de fazer uma campanha ousada e ser criticado como o de continuar sendo tradicional e passar a impressão de estar sendo antiquado."
O mercado brasileiro, de acordo com o Euromonitor [líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores], é o quarto que mais gasta com cosméticos.
Esmalte de unha
A Avon também apareceu na categoria Esmaltes, e ficou em terceiro lugar.
Fonte: Folha de São Paulo